sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Que a luz que há em ti não sejam trevas!


“Repara , pois que a luz que há em ti não sejam trevas”. (Lucas 11;34)

Superficialmente nos contentamos com qualquer luz que ilumina nossos caminhos. Jesus, no entanto, questionou as luzes, proporcionando um observar com mais profundidade dessa eletricidade humana, que julgamos ser unicamente boa. Tentando entender este verso, procurei alguns sinônimos:

“Repara, pois, que a tua bondade, não seja apenas cortesia”.
“Repara na tua espiritualidade, para que não seja simples comoção”.

“Repara, pois, que a sua verdade, não seja mentira”.  

Este alerta do Cristo remete ao homem um olhar para suas próprias benesses. Este entendimento aponta apenas para uma única direção: qualquer atitude que se revela através do caráter, que for praticado, por medo, interesse ou sem amor, é uma luminosidade cheia de escuridão.
A caridade desprovida do amor incondicional pelo outro, é apenas uma maneira de aumentar o superego religioso. Tudo, até mesmo a fé, pode estar enegrecida pela vaidade e pelos desejos pessoais. Qualquer sentimento, dom e talento, palavra e oração, podem ser apenas ferramentas humanas para alcançar as negras luzes do sucesso e da fama.

As escrituras foram da mesma forma, iluminadas por estes olhos negros. Elas sofrem, pois vivem interpeladas de interpretações irracionais, eclipsadas por almas sombrias, que cheias de vaidade, ambição e poder, tentam desesperadamente transformar Deus em ouro. Esta “bíblia” iluminada pelo entendimento vaidoso dos espiritualistas convencidos, dos empresários da fé e dos mestres da lei, é apenas um livro para causar contendas e separações, problemas religiosos e discussões teológicas.  
Por isso, como diria a escritura iluminada por Cristo, “não é de se admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz”. (II Coríntios)

Não se engane com a luz que há em ti, muito menos com aquelas que caminham por este mundo. Não se engane com suas bondades, pois elas são as trevas, que cheias de luzes negras, tentam trazer confiança a carne, como se o favor de Deus fosse por nós, merecido. Estas luzes que piscam são apenas letreiros. A Luz de Deus é forte, que o diga Paulo, quando ela brilhou em Damasco. Ficou cego de si mesmo, pois somente desta forma consegue-se enxergar o mundo, a vida, o outro. Esta Luz que ilumina e reflete o que realmente possui valor é a única força que aplaca este holofote de futilidades egocêntricas do mundo moderno.
Estamos cheios de luz, no entanto, atolado nas trevas. Esta é a triste verdade cristã no matrimônio, na fé, no culto a Deus e na vida pessoal.  

Pedro teve um encontro com suas luminosas trevas, no cantar do galo. Caminhava com a Luz, no entanto, a Luz não estava com ele. Jesus jogou na lona, qualquer resquício de hipocrisia que poderia se ocultar em nosso ser. Desvendou nosso melhor esconderijo faceado pela alegoria de boas atitudes sociais, que na verdade são criadas apenas para sustentar nossa religião. Aquele que reconhece seus defeitos é virtuoso. No entanto, aquele que percebe a negridão das suas luzes está realmente iluminado pelo poder e amor do Cristo ressuscitado. Essa contradição de luz e trevas está em nós. Somente a verdade de Jesus na sua palavra iluminada pelo Espírito de Deus é capaz de nos direcionar a uma vida cheia da LUZ que ilumina nossos passos e enche de graça nosso viver.

9 comentários:

  1. QUANTA GENTE ESTÃO NAS TREVAS,CAMINHAM NA ESCURIDÃO DO NÃO ENTENDIMENTO ATÉ MESMO OS QUE SE DIZEM SER LUZ,A LUZ NÃO DIZ;EI!EU SOU LUZ!.OS OUTROS É QUE VEEM QUE VOCE É LUZ.OU...

    ResponderExcluir
  2. Muinto boa colocação bem explicado gostei Deus continue lhe abençoando

    ResponderExcluir
  3. Gostei da explicação, me ajudou bastante a compreender como ser verdadeira luz em Cristo Jesus

    ResponderExcluir
  4. Brilhante explanação sobre a verdadeira Luz !

    ResponderExcluir
  5. Essa luz que está em nós,que é a VERDADE,tem que influenciar e exercer influência como faroes a indicar a direção para os que estão nas trevas.

    ResponderExcluir
  6. Maravilha, que te abençõe ricamente!

    ResponderExcluir
  7. Este testo mostra a profundidade da palavra de Deus em nossas vidas

    ResponderExcluir
  8. Amém, ótima explicação do escritor, a dias que eu estava meditando nesta palavra e já tinha refletido isso do texto, só procurava uma confirmação.

    ResponderExcluir
  9. Muito boa interpretação. E a aplicação ou contextualização é irrefutável. É exatamente isso que acontece em nossos dias. Deus abençoe!!

    ResponderExcluir