terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Estou a procurando a igreja de Jesus Cristo



Eu não acredito que exista uma fórmula humana perfeita pra integrar os homens em um sistema. O socialismo como ideologia até parece fazer sentido, mas na prática não trouxe muitos avanços. O capitalismo mostrou-se lucrativo, mas desigual. A culpa, na verdade, não é do sistema, mas de quem o governa. Todas boas ideias que possam existir podem ser corrompidas por uma única intenção ruim. Dentro desse emaranhado de dificuldades, Deus criou uma comunidade em separado, porque nossas ideias nunca foram boas o suficiente para sermos felizes uns com os outros.

Nós procuramos pessoas que TENHAM algo em comum para viver em comunidade, mas Deus foi além, Ele imaginou um lugar onde as pessoas pudessem SER algo em comum. Um lugar cheio de misericórdia e amor. Um lugar onde a amizade se tornaria em irmandade.
Deus sonhou com um sistema onde os homens seriam governados por Ele. Ele organizou um espaço físico sem as limitações dos tijolos, das roupas, da formalidade. Ele simplesmente pensou em um lugar cheio de pessoas diferentes, mas semelhantes. Somente Deus poderia ousar assim desta forma. Aconchegar os ricos aos pobres, os negros aos brancos, os professores dos iletrados, os religiosos dos pecadores.

Nesta comunidade, Deus começou a realizar o milagre de aproximar o doente do médico, o professor do analfabeto, o engenheiro do pedreiro, a empregada doméstica da dona de casa. Essa aproximação rendeu cura ao desesperado, sabedoria ao insensato, trabalho para o desempregado. Desta união Deus promoveu uma comunidade de pessoas que se amam e que suprem as necessidades umas das outras. Os Joões, Josés e Simões. As Marias, Patrícias e Anas. Ali, os grandes diminuem ao passo que os pequenos crescem. Ali os sábios “emburrecem” e os analfabetos tornam-se inteligentes. Os mais intrigante é que os grandes se tornam maiores quando ficam pequenos, e os pequenos ficam menores ainda quando são grandes. Ninguém sofre verdadeiramente de solidão. Ninguém sabe o que é passar fome. Eles não precisam fazer muitos pedidos de oração, não precisam fazer correntes de fé, não precisam ir até os sinais de trânsito. Basta alguém desta família saber da realidade do próximo para o milagre da multiplicação dos pães acontecer. Este sistema não privilegia os líderes. Pelo contrário, eles servem e entregam suas vidas em favor dos outros. Este lugar não necessita de dinheiro para sobreviver, porque ele possui os valores eternos agregados em seu interior. Existe um tesouro inviolável neste modo de viver.


Esta ideia de Deus, embora perfeita e incrivelmente arquitetada para aquietar nossa irrequieta saciedade por amor e paz, comunhão e alegria, está extinta. Ela nasceu no coração de alguns homens de Deus há tempos atrás e está falida e em ruinas por causa do coração dos homens de deus de hoje. O sistema criado por Deus continua sendo o mais perfeito para se viver, mas sobrevive somente em alguns poucos lugares. Causa? Poucos lucros. Ele tornou-se ultrapassado por causa das cifras. Hoje o capitalismo religioso precisa de milhões e de sócios endinheirados. Este capitalismo espiritual privilegia os grandes e usa os pequenos. Esta empresa espírito-religiosa pela qual alguns homens ainda julgam dizer ser a casa de Deus, é apenas um grande negócio. São business, nada mais. Os líderes de ontem ficavam pobres, cansados, abatidos, não tinham morada certa, porque entregavam suas vidas em favor de viverem a verdade deste sistema. Eles serviam e por isso eram grandes, e ainda o são em literaturas, escritos e histórias. Os grandes homens de hoje, estão milionários, se envolveram em política, alisaram os cabelos, estão na TV, usam maquiagem. Suas histórias ruirão junto com suas sepulturas. Eles não serão lembrados. Graças a Deus por isso.

Que Deus seja louvado pelos homens que ainda se mantem fiel a Deus. Que não exploram a ignorância do pobre, nem o dinheiro do rico. Conheci algumas pessoas assim. Elas são divinas, são especiais, são cristãs por excelência. 

Enfim, estou em busca de encontrar homens piedosos e inspirados em Deus para dar vida novamente a uma comunidade de pessoas que possam amar a Deus e ao próximo. Estou a procurar pessoas que não querem ser anônimas, mas que desejam ser conhecidas umas das outras. Estou a procura de um lugar que não seja escravo do dinheiro, nem de patrocinadores, nem de sócios. Este sistema que os apóstolos deram suas vidas, suas forças, suas almas, é real e perfeito. Eu não quero lucros, embora queira dar minha vida. Não quero privilégios, embora deseje ardentemente ser grande. Eu quero apenas a reconstrução da igreja de Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário