quinta-feira, 24 de março de 2011

A virtude de Tomé

Se fôssemos tentar lembrar do nome dos doze apóstolos, certamente Tomé estaria entre eles, entretanto, diferentemente de Pedro, ou de João, ele ganhou fama por causa de um “defeito” e não de uma virtude.
Jesus havia ressuscitado e os apóstolos estavam trancafiados em casa com medo dos judeus, e então o Cristo apareceu entre eles. Entretanto Tomé não estava ali naquele momento, e quando chegou em casa, presenciou um fusuê apostólico.
Os discípulos estavam de pé comentando sobre o acontecimento quando Tomé abriu a porta. Então se dirigiram a ele dizendo todas as coisas concernentes ao Filho de Deus, mas ele simplesmente queria ver e tocar em Jesus para crer.
Diante desta passagem histórica e muito conhecida Tomé ficou conhecido pela sua falta de fé, e isso o tornou um exemplo a não ser seguido.
Mas encontrei neste homem algo muito maior do que somente um incrédulo qualquer, encontrei nele verdade e coragem.
Tomé poderia ter exultado juntamente com todos os discípulos, mas na verdade em seu coração não acreditado em nada, no entanto ele se expôs naquele dia. Ele falou a verdade sobre sua fé, e sobre o seu interior. Não quis bancar o espiritual, mas revelou sua deficiência na hora de crer naquilo que seus olhos não podiam ver.
Acredito que poucos de nós temos esta fé verdadeira.
Romper com a tentação de bancar o Pedro corajoso, quando na verdade, não passamos de um Tomé cheio de dúvidas, é um desafio para todo homem.
Este homem revelou sua fragilidade espiritual diante de todos os seus amigos, isso realmente foi uma falta de fé, mas também foi uma demonstração de coragem, e de sobriedade.
Esta atitude nos faz descobrir que Tomé não queria aliar sua fé nas experiências dos outros, e isso é um ensinamento maravilhoso.
Será que em meio a uma reunião sacerdotal algum homem teria a coragem de Tomé e se expor desta forma?
Acredito mais na falta de fé verdadeira, do que na fé mentirosa e fingida, porque Jesus apareceu para Tomé oito dias depois. Se Jesus não tivesse compromisso com a verdade Tomé teria ficado na dúvida para sempre, entretanto, quando o homem tem a coragem de expor sua fragilidade por uma verdade, Deus tem interesse em se revelar para ele.
Logicamente que devemos desenvolver uma fé não por vista, até porque a fé está relacionada ao que não vemos, entretanto, em dias em que o sagrado é negociável, acredito que Tomé não seja mais um exemplo tão negativo assim.
Tomé ensinou ao homem o poder da falta de fé aliada a verdade. Todos os céticos e ateus tem o direito de serem incrédulos, e diante deste cenário, pasmem, Deus tem mais compromisso com eles, do que com as centenas de falsos espirituais que nos rodeiam.
Este apóstolo foi corajoso e intrépido. Poderia ter tido fé e acreditado em seus amigos, mas jamais quis camuflar uma verdade apenas para agradar ao publico que o cercava.
Para viver em um mundo cheio de “apóstolos”, “milagreiros” e “profetas”, é necessário ter a virtude de Tomé, sob pena de desenvolver uma fé baseada nas experiências místicas de outras pessoas. A fé precisa de uma experiência individual e profunda. Quando o homem não tem esse encontro com o Sagrado, ele passa uma vida crendo, mas na verdade duvidando, e isso torna o ser humano frágil as tragédias da vida.
Tomé viu e tocou em Jesus. Ele poderia ter se contentado com a experiência que seus amigos viveram, mas sua verdade permitiu que vivesse um dos encontros mais impressionantes de toda a história deste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário