segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O que existe de verdade nas escrituras?


Há pouco descobri que tenho um problema de refluxo. Uma endoscopia diagnosticou meu problema e comecei a tomar um remédio chamado omeprazol. Tomar este remédio tornou minha vida muito melhor. Acredito que o que existe de verdade nas pessoas, nas coisas e nas palavras, só podem ser descobertas se forem experimentadas. Não há como saber se uma lasanha quatro queijos é realmente gostosa o quanto parece aos nossos olhos, senão a colocarmos na boca. Não acredito nas verdades teóricas. Acredito na praticidade e naquilo que é real em nossa vida. É como ler a bula e achar que isto irá realizar o bem que está no remédio. Isto é um pouco idiota se olharmos na praticidade, mas quantas pessoas não vivem desta forma espiritualmente?
Quantas pessoas sabem todas as contra-indicações da mentira, entretanto mentem. Sabem todas as reações adversas da ansiedade, mas estão roendo as unhas por coisas ridicularmente pequenas. Não é por falta de saber o que é certo e errado que estamos padecendo, mas pela nossa dificuldade em por em prática aquilo que julgamos correto.
Não há como descobrir uma verdade se não diagnosticarmos nossas mentiras. Não existe tratamento para uma doença desconhecida.
Se encararmos as escrituras apenas espiritualmente, deixando de lado a praticidade, ela se torna apenas um livro místico com muitas coisas a serem questionadas.
Posso bancar o espiritual, mas ainda tenho grandes dificuldades quando imagino um homem dentro de um peixe por três dias, entretanto, minha fé não está alicerçada nas minhas duvidas, nem nas experiências dos outros, mas naquilo que eu mesmo vivi e experimentei, e que pude compreender que é verdade. Enquanto o homem tentar enraizar sua espiritualidade nas experiências dos outros, nos milagres dos outros, nas curas dos outros, jamais será alguém realmente convicto daquilo que crê.
Não é certo viver alicerçado na experiência de Jonas dentro do peixe, nem de Jó depois de perder tudo, sob pena de viver uma fé religiosa, mas pouco verdadeira.
Então quando as névoas do misticismo são abandonadas pelo olhar prático e real, as escrituras são proveitosas para o ensino de todo homem.
Certamente ficar sabendo que omeprazol faria bem para mim não mudaria muito minha vida. Entretanto, quando aceito o tratamento e o realizo minha vida melhora significativamente. Assim é a caminhada com Deus.
Saber que devemos amar o nosso próximo qualquer um sabe. Entender que temos que ter paciência com nossas esposas quando estão no supermercado todos sabemos. Sabemos também que é bom perdoar e esquecer as coisas ruins do passado.
Quantas coisas nós sabemos? Mas quantas nós aplicamos?
A verdade que encontrei nas escrituras é algo pessoal, até porque talvez você não tenha refluxo como eu. As minhas debilidades e fragilidades são muito individuais e não servem de fundamento para a fé de ninguém. Acredito que,  por isso as pessoas estão padecendo, porque estão esperando que aconteça em suas vidas, aquilo que viram acontecer na vida do próximo. Cada ser humano possui um tratamento especifico, e para cada homem existe uma medicação ideal. A fé é uma certeza que só pode ser plena e verdadeira se for realmente experimentada. Esta visão desfocalizada que fé é sinônimo de milagre está errada. A fé é uma escolha burra de perder muitas coisas, e acreditar que na verdade está ganhando. É amar antes de ser amado, é dar sem querer receber, é perdoar mesmo sem ser perdoado. O homem que tem fé realiza o bem sem estar algemado na reciprocidade do beneficio próprio. A verdade que existe nestas palavras jamais poderá ser descoberta se nunca for praticada. A minha experiência diz que é verdade perder, porque ganhei coisas muito melhores e mais excelentes, entretanto, para você isso nunca passará apenas de uma história mística que alguém vivenciou. Só Pedro andou por sobre as águas. Enfim, cada um tem o seu barco, a sua vida e o seu mar, entretanto, caminhar por sobre as águas é uma decisão que somente quem encontrou certezas através de suas experiências está apto a realizar. Eu acredito nas escrituras porque elas me mostram quem realmente eu sou como nenhum outro livro, e esta intima verdade sobre minha essência é eficaz para me tornar alguém melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário