sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Continuação

Então quando Jesus escolheu aquele casamento em bodas de Caná na Galiléia para seu primeiro milagre, não o fez na medíocre tentativa de ajudar dois noivos irresponsáveis.
Quando o Senhor Jesus transformou as águas no melhor vinho, deixou de ser o convidado e passou a ser o noivo. Naquele momento Jesus decretou que era chegado as Bodas do Cordeiro, e que o mundo experimentaria da festa de ter entre nós, o Filho de Deus. Então, saiu Jesus por este mundo fazendo convites para a maior festa de todos os tempos. Saiu triunfantemente convidando homens para o casamento entre Deus e os homens.
A imagem de Jesus cravada nesta terra é a imagem de um noivo alegre e transbordante. É a imagem de um casamento que celebra a união do amor entre o Pai e os filhos.
Se adentrássemos profundamente na vida de Jesus, e tirássemos fotos do filho do Homem, então seria a maior controvérsia da humanidade.
Estaria Jesus na companhia de prostitutas, de agiotas, de pescadores e mendigos. Estaria ele bebendo vinho na casa de Zaqueu, e comendo na casa de Simão.
Não estaria crucificado. Estaria nas esquinas do centro das nossas cidades.
Estaria sorrindo a companhia das piores companhias para nossos filhos. Estaria ele conversando com nossos inimigos políticos, sociais, regionais, raciais.
Entretanto sempre ela, a igreja que sofreu, está sofrendo e sofrerá muito nas mãos do homens, preferiu pregar Jesus morto numa cruz porque assim, não precisaríamos enfrentar essas verdades tão difíceis.
A religião gosta de um rosto contrito. Gosta de sofrimento e sacrifício. Ela ovaciona a emoção, e reverencia a penitencia.
Entretanto não foi dessa forma que Jesus queria tocar o coração do homem. Jesus queria adentrar no porão da alma humana através dos porquês que ele tanto repetiu. Através do perdão que ele tanto proclamou. Através dos ensinamentos mais simples, e principalmente através do amor que Ele tanto sentiu por nós.
Jesus tirou a tristeza do homem, dando-lhe olhos para ver, pernas para andar e boca para sorrir. Jesus é um modelo de alegria, porque retirou os homens do abismo da angustia e lhes apresentou a plenitude da vida sem oferecer 1 moeda, e você quer ainda milagre maior do que esse?

Nenhum comentário:

Postar um comentário