sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A imagem que Jesus escolheu para eternizar

A imagem de Jesus.

De gladiador até rei. De todas as imagens que Jesus poderia ter escolhido, escolheu a do noivo, cuja a alegria contamina todos os convidados do casamento. Embora, desde a minha meninice, a palavra Jesus estivesse vinculada a dor, cruz e sofrimento, pude perceber que este rosto sofrível que conhecemos desde criança, não foi a forma de que Jesus escolheu para eternizar. Não foi querendo extrair piedade e dó do homem que Jesus morreu numa cruz. Ele viveu com alegria e amor, e em seu rosto mais habitou o sorriso do que as marcas da dor.
Ele amou viver.
Jamais a imagem do leito da morte foi o melhor remédio para as lembranças de quem amamos. Em nós fica cravada a imagem da vida, das contagiantes estórias e momentos. Ficam as palavras, os ensinamentos, os exemplos e as verdades.
Nos filhos ficam as imagens da vida de seus pais e não as fotografias da morte. Jamais vi em um porta retrato um corpo baleado e esfaqueado no caixão. No entanto, o cristianismo, preferiu guardar em seu intimo a imagem da dor, da angustia e do sofrimento, como forma instintiva de causar impacto e reflexão. Talvez este calvário pintado em nosso dias, levou os cristão a morte, e encarar o cristianismo uma marcha fúnebre.
Quando a morte é mais evidenciada do que a vida e a ressurreição, então o homem torna-se refém de seus sentimentos, e nós sabemos que nossa emoções não são os lugares mais seguros para reflexão. Por isso os apóstolos trancaram-se em suas casas, e o apostolo Pedro tão forte e corajoso, negou Jesus por três vezes.
Quando Jesus ressuscitado apareceu para aquele bando de homens emocionados, eles então entenderam a vida de Jesus e o porque de sua morte. A ressurreição de Jesus foi o marco entre a covardia e a coragem daqueles homens que seriam os arautos e proclamadores das verdades de Jesus por todo o mundo. Então, com o conhecimento e o entendimento da vida de Jesus aqueles homens não eram apenas um bando de discípulos cheio de emoções, mas onze homens sabendo no que acreditavam.
Ao passar dos séculos a igreja aboliu a vida de Jesus, e estampou na mente do cristão, a via crúcis, como se Jesus tivesse nascido e morrido no mesmo dia. A conseqüência disso nós vivemos hoje. Uma cristandade emocionada que chora nas passeatas, nos cultos e missas. Mas que não passam de discípulos amedrontados e chorões que nada podem fazer para melhorar o mundo que vivem.

Não podemos descartar o ultimo suspiro do Cristo, que para nós foi a redenção, no entanto, ignorar a vida de Jesus é doentio. Tenho a convicção que a vida de Jesus tem muito mais para nos ensinar do que a morte. A morte de Jesus por si só nos redime, nos purifica, nos santifica.
Se o nome de Jesus somente traz a lembrança da cruz, então é necessário rever os conceitos. Se a palavra Jesus não traz uma tonelada de conhecimentos e ensinamentos consigo, então certamente seu cristianismo é um cumprimento religioso hipócrita e mentiroso.
Se não houver a compreensão do porque da vida do Cristo, certarmente a morte perde totalmente o sentido. Enquanto as pessoas acham que a morte do Cristo foi o que causou mais espanto, é porque não conhecem suas palavras. Elas trouxeram tanto quanto ou mais espanto que a sua morte.

A forma como Jesus escolheu para morrer foi tão impactante quanto a forma que ele escolheu para viver!

Experimente se sentar do lado do Jesus vivo e escutar algumas de suas histórinhas.

Certamente as palavras de Jesus causam em nosso intelecto o que a morte de Jesus causa para nossa emoção. Elas nos levam para um lugar distante que se chama orgulho, vaidade, inveja, malícia, maldade, mentira e neste lugar que se chama arrependimento o homem conhece a sua cruz e a sua morte.
As palavras de Jesus nos levam a olhar para dentro de nós com entendimento para redescobrir quem somos. Isso sim traz vida, transformação e mudança de caráter.

Acredito que, pasmem, nós tão livres e globalizados é que estamos crucificados em nossas vaidades, costumes, passados, angústias, tristezas, embaraços, culturas, maldades, e tantas outras coisas que nos prendem as mãos.

Jesus está despregado da cruz e se a intenção da igreja era causar reflexão, escolheu então uma forma um pouco equivocada.
Por não conhecer a vida, a cruz está perdendo o sentido, e facilmente está se transformando em adereços para a moda.

“Jesus morreu por você!"
É verdade! Jesus morreu por nós.
Mas tenho uma mensagem nova!
“Jesus nasceu por você, viveu por você, e ressuscitou para continuar vivendo através de você, e fez tudo isso para que você pudesse alcançar uma vida de plenitude, alegria e eternidade”

É sob a égide da ressurreição e não sob as faces da morte que precisamos refeltir e viver. Para quem entendeu a vida de Jesus, olhar para a sua morte traz um sentimento maduro que se revela em gratidão e amor. Somente assim a ressurreicão deixa de ser uma festa banal com chocolates para ser o maior evento que este planeta já vivenciou!

próximo tópico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário