quinta-feira, 2 de maio de 2013

Último aprendizado em Hong Kong - Fora dos trilhos

O meu armário e as famosas portas!

Durante cerca de 10 meses o armário que temos para colocar nossas roupas esteve emperrado. Para abrir e fechar era necessário força e aquele velho jeitinho, puxa de cá, empurra para lá.

Ontem, as duas portas saíram completamente dos trilhos e caíram. Pensamos que a solução seria deixar o armário sem portas, no entanto, no dia seguinte, com calma tentei encaixa-las e elas perfeitamente deslizaram nos trilhos. Estamos com o armário funcionando perfeitamente bem.

De fato, em determinadas situações a vida se enrosca, emperra, e quão grande falta de coragem possui o ser humano em encarar estas pequenas e chatas inquietações que os afligem.

O caos se instala quando tudo sai deliberadamente dos trilhos, no entanto, é ao perceber profundamente que tudo está ruim que surge a verdadeira oportunidade de tudo ficar bom. Nada nesta vida acontece pelo viés da força, mas pela natureza da consciência. Depois da crise com meu armário, as portas estão realizando com totalidade o propósito pela qual foram inventadas.

Sair dos trilhos não significa o fim, mas o começo, visto que somente cai quem já está sofrendo, emperrando. Tem-se um jeitinho para tudo neste mundo, até mesmo para aquilo que é ruim, desconfortável. Este é o nosso maior problema. O fato é que se precisa compreender que a existência é para ser vivida em plenitude, não em parte.


É bom conviver com pessoas desemperradas. Os casamentos felizes acontecem entre pessoas que proporcionam facilidades, não problemas. Os sentimentos de quem desliza na superfície da alegria e do contentamento estão livres de uma centena de emperros existenciais.

A vida necessita deste encaixe, do contrário é necessário forçar. Não jogue fora as pessoas, nem os momentos, quando algo sai dos eixos ou dos trilhos. Talvez, seja essa a grande oportunidade de Deus para que se encontre de fato o caminho perfeito.

A vida precisa dos trilhos, porque problema pode não ser a porta, nem o armário, nem a pessoa, nem o casamento. Ás vezes é necessário somente compreender que é preciso recomeçar, refazer, reconstruir da forma correta. Tenha coragem e pense nisso!

Causeway Bay, 02/05/2013 15;56 Hong Kong

Carlos Bertoldi



Nenhum comentário:

Postar um comentário