domingo, 18 de dezembro de 2011

A igreja diante do jovem rico

Certa vez, um jovem interrompeu Jesus:

- Bom mestre, Como herdarei a vida eterna?
E Jesus o amou dizendo: - Falta apenas uma coisa. Vende tudo que tens, dê aos pobres, porque eu estou interessado no seu nada!

O jovem balançou a cabeça entristecido e seguiu o caminho contrário. Fiquei me perguntando. Se este mesmo jovem trombasse com um líder cristão moderno e fizesse esta pergunta:

- Pastor, o que me falta para herdar o reino dos céus?  
Ele responderia. - O Seu tudo meu filho...o seu tudo!
 
Ao contrário de Jesus, que olhou para o menino sob a ótica eterna e humana, desconfio que este jovem somente alcançaria o "reino dos deu$e$" se fosse rico. Ele receberia palavras e revelações de vitória, de bênçãos financeiras, para ficar ainda mais rico. Ele seria um exemplo de homem abençoado por Deus. Seria um patrocinador, rapidamente eleito presbítero e aos poucos se transformaria em eloquente orador da igreja dando testemunhos dos seus bens.
Se um jovem rico batesse na porta de um líder cristão e perguntasse: o que falta para eu alcançar o reino dos céus?

Faltaria para ele ir ao confessionário. Faltaria a ele pagar indulgencia. Faltaria para ele decorar mais orações. Faltariam sacrifícios, penitências e votos. Faltaria participar dos eventos da igreja. Faltaria passar a escutar exclusivamente canções gospel. Faltaria ir a todos os cultos e missas. Faltaria a ele não beber bebidas alcóolicas. Faltaria para ele uma cara de santo. Faltaria decorar versículos. Faltariam sapatos lustrados e ternos passados.
Faltariam muitas coisas... fáceis e humanamente feitas por qualquer homem religioso. Mas o que a religião faria com os nossos nadas? 

O jovem rico não teria se entristecido se tivesse topado com um famoso pastor ou um padre cantor. Ele escutaria uma voz mansa, pausada e talvez ganhasse uma bíblia com o título: vitória financeira. Poderia também, ser presenteado por um cd "santo" com pose de modelo. Os olhos do jovem rico iriam brilhar! Ele, então faria tudo, e mais nada faltaria. Ele teria se convertido, iria frequentar show’s gospel e tomar suco de uva. Ele se tornaria em um religioso e teria a convicta certeza que nada mais faltava entre ele (homem) e o reino (Deus). Ele jamais seria confrontado com perguntas fortes, mas seria doutrinado a ideias confortáveis. Vestiria roupas compridas, mas teria pensamentos curtos. Não se embriagaria com vinho, mas perderia a lucidez com os discursos deturpados e mentirosos. Cantaria canções gospel emocionadamente, mas jamais entoaria louvores. Confessaria Jesus como Senhor, mas conjugaria o “eu”, “meu”, e para “mim” diariamente.
Jesus não teve medo de ter um não como resposta. Ele falou a verdade sobre a grandeza do reino descompromissado se teria mais seguidores. O cristianismo moderno morre de medo de perder “fieis”. O cristianismo de hoje está tão desesperado por números e cifras, que o reino está ficando barato. Este céu cristão é um lugar com tudo, que não precisa de nada, pois este deus se contenta com nossas metades. O reino dos céus está ficando pequeno e sem valor, ao passo que, o mundo encarece. Se o jovem rico trombasse com um líder cristão da atualidade eles seriam melhores amigos, seriam parceiros, seriam sócios.

O céu continua tendo o mesmo preço de ontem. Um tudo que não precisa TER nada! Não falo este “tudo” monetário, fácil e religioso. O reino de Deus é caro, porque é grande e maravilhoso, mas não é comprado, porque nunca foi posto a venda. Ele não é alcançado com a metade dos nossos esforços, nem tampouco é resultado do acaso. Ele não se constrói a partir da ausência do mal, mas da eficiente e concentrada forma de agir com o bem.
 Se neste mundo as coisas boas custam fortunas, qual seria o preço das coisas eternas? Indecifráveis.

Portanto, ainda falta alguma coisa para mim e para você. Falta um “tudo” que está emperrado nas metades. Falta um “tudo” que existe dentro do homem, mas é roubado pela TV, sequestrado pelo vídeo game, furtado pelo Facebook. Falta um “tudo” que vai além de ordenanças humanas, cifras, preços, patrocínios. Falta um “tudo” de espírito, de alma, de entendimento, de coração!
Sob o entendimento religioso o jovem rico era rico. No discernimento de Cristo ele era pobre. Nos olhares dos líderes, ele seria um homem importante. Sob o olhar de Cristo aquele menino estava perdido. 

Não caia na cilada de acreditar que Jesus está preocupado com TUDO que você tem. Na verdade ele quer transformar o NADA que você é.

Por favor, pensem nisso!!!

Um comentário: